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Impacto das acções implementadas pelas marcas, no Facebook, para o envolvimento entre os utilizadores e as marcas

Aluno: InÊs Rossana GregÓrio Mota


Resumo
O tema das redes sociais tem vindo a ganhar expressividade no contexto das estratégias de marketing e comunicação, sendo que, actualmente, as empresas necessitam de utilizar novas ferramentas para comunicarem com os públicos-alvo. É neste contexto que as empresas utilizam o Facebook como meio de comunicação, à semelhança de outros mais tradicionais como a imprensa ou a rádio. Interessa saber, no contexto das redes socais como é que as empresas podem ter impacto na criação e desenvolvimento de uma relação de proximidade com os seus consumidores. Assim o presente trabalho tem como objectivo perceber quais os determinantes para o envolvimento entre os utilizadores do Facebook e as marcas, nas redes sociais. Desta forma, pretendia-se aferir primeiramente quais os factores que levavam os utilizadores a tornarem-se fãs das páginas de marca e seguidamente qual o impacto das estratégias implementadas nas páginas para o envolvimento com a marca, tentando-se perceber, igualmente, de que forma é que cada factor influenciava o envolvimento. Para alcançar os resultados do presente estudo foram aplicados inquéritos por questionário através do e-mail e Facebook a 191 utilizadores. Concluiu-se que as principais razões que levam os indivíduos a tornarem-se fãs das páginas de marca no Facebook é o facto de gostarem da marca e de quererem saber mais informação sobre a mesma. Relativamente ao envolvimento, concluiu-se que os factores que têm mais impacto para o mesmo são o reconhecimento face à participação dos fãs e o suporte à comunicação entre os utilizadores e entre os utilizadores e a marca.


Trabalho final de Mestrado