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FAKE NEWS NO FACEBOOK - COMO SÃO PERCECIONADAS E INFLUÊNCIA NA PERCEÇÃO DA CREDIBILIDADE DA COMUNICAÇÃO DAS MARCAS

Aluno: MÓnica CustÓdio Guerreiro


Resumo
Hoje em dia, as redes sociais são cada vez mais utilizadas para partilha de informação e comunicação, não só entre redes de amigos, como também entre marcas e consumidores. Apesar desta globalização originar oportunidades valiosas para as marcas e para os utilizadores, acarreta também algumas ameaças para ambos, sendo uma delas a disseminação de notícias e conteúdos maliciosos e falsos, mais comumente conhecidos como fake news. Este tema tem ganhado cada vez mais notoriedade, principalmente associado à rede social Facebook, que esteve envolvida em escândalos eleitorais de alguns países devido às tão discutidas fake news. Neste sentido, esta investigação tem como principal objetivo analisar como são percecionadas as fake news pelos utilizadores do Facebook, bem como averiguar se essa perceção influencia a credibilidade percebida da comunicação das marcas nesta rede social. Para dar respostas ao objetivo proposto, recorreu-se a dados secundários, apresentados numa revisão de literatura detalhada bem como a dados primários obtidos através de um inquérito online respondido por 305 inquiridos de uma amostra de conveniência. No geral, os inquiridos demonstraram ter uma perceção elevada de fake news no Facebook e admitem que a existência de conteúdos falsos associados às marcas influencia negativamente a perceção de credibilidade da comunicação das marcas. No geral, as mulheres mais velhas e com menor grau de escolaridade são o público que se considera menos capaz de reconhecer fake news, e como tal são o que têm menor perceção da existência deste tipo de notícias.


Trabalho final de Mestrado