Search button

Cape Diem - contos para cantar - um Plano de Marketing mais Solidário

Aluno: Ana Rita LeitÃo Brioso


Resumo
Diariamente, centenas de organizações sem fins lucrativos (OSFL), desenvolvem esforços para tentar obter maior visibilidade e recursos, tanto monetários como humanos. Assim, o marketing tem-se revelado uma parte representativa do investimento de muitas destas organizações, utilizando ferramentas de marketing para impulsionar a sua imagem junto dos públicos e competir por audiência e fundos A Associação cabo-verdiana Delta Cultura, OSFL que assume como principal missão ?erradicar a pobreza através da educação?, não é exceção. No entanto, como tantas outras organizações do mesmo sector, carece de recursos especializados nas áreas da gestão, do marketing e da comunicação. Neste sentido, desenvolveu-se o projeto ?Cape Diem ? contos para cantar? que alia a experiência de voluntariado com a criação de valor para a OSFL, através do planeamento e implementação de técnicas de marketing com fim à obtenção de fundos que ajudarão na sustentabilidade desta associação. Propôs-se, assim, com este estudo o desenho estruturado de um plano de marketing para o projeto ?Cape Diem ? contos para cantar?, tendo como objetivo primordial a angariação de fundos, nomeadamente através da identificação da viabilidade do desenvolvimento de um produto solidário, bem como selecionando os públicos-alvo e os objetivos e estratégias de marketing a aplicar. Recorrendo aos primeiros passos da metodologia de action research, com recolha de fontes primárias e secundárias, foi possível desenvolver estratégias de marketing tendo em consideração as características específicas deste tipo de organização, bem como concluir que os públicos estão disponíveis para adquirir produtos relacionados com causas sociais (produtos solidários).


Trabalho final de Mestrado