Search button

Perceived Image of Lisbon by Foreign Tourists

Aluno: Duarte Reis BrandÃo Fontes Represas


Resumo
A imagem de destino turístico é um dos conceitos mais abordados na literatura científica de turismo. Tornou-se um tema de grande importância para a gestão do turismo uma vez que representa um dos factores mais determinantes no processo de escolha por parte dos turistas. Lisboa é atualmente o mais importante destino turístico em Portugal e um dos mais visitados na Europa. De acordo com informações recentes obtidas através do Turismo de Portugal, em 2012 Lisboa foi o primeiro destino turístico em Portugal com o maior número de visitantes, o que sugere um aumento de interesse pela cidade. Assim, este trabalho pretende contribuir para uma melhor compreensão de quais as componentes mais importantes associadas à imagem de Lisboa como destino turístico na perspectiva dos turistas estrangeiros. Após uma breve revisão de literatura decidimos que a pesquisa deveria ser baseada no modelo tridimensional de Echtner and Ritchie (1993), uma vez que envolve uma perspectiva tangível e funcional mas também uma perspectiva psicológica e holística, permitindo uma representação completa da imagem de destino turístico de Lisboa. Os resultados obtidos confirmam uma apreciação global bastante positiva por parte da comunidade estrangeira no que toca à sua avaliação de Lisboa como destino turístico, tendo em conta os principais atributos da imagem, assim como o reconhecimento dos mais importantes elementos holísticos a ela associados.


Trabalho final de Mestrado