Search button

MOTIVAÇÕES E BARREIRAS PARA A PRESENÇA DAS EMPRESAS DE TURISMO NAS REDES SOCIAIS - PERSPETIVA DOS GESTORES

Aluno: Marina Alexandra Ferreira FeijÓ


Resumo
As Redes Sociais estão cada vez mais presentes no mundo contemporâneo. Esta investigação pretende descobrir quais as motivações para a presença das empresas de turismo nas redes sociais, bem como as barreiras para uma menor aposta nestas plataformas, segundo a opinião dos gestores. A investigação foi realizada segundo uma perspetiva qualitativa que teve por base entrevistas presenciais a quatro gestores de empresas do setor do turismo. De acordo com a análise de resultados, destaca-se a divulgação dos serviços, o aumento da visibilidade e a proximidade com os clientes como as principais motivações para a utilização de redes sociais. Foram identificadas a falta de uma estratégia de marketing, o custo associado à contratação dos recursos humanos e a dificuldade em mensurar o retorno como as principais barreiras face à utilização de redes sociais. As conclusões desta investigação relevam que as empresas têm uma presença pouca ativa nas redes sociais, não sendo este o seu principal canal de comunicação. Contudo, estas plataformas sociais são consideradas pela maioria das empresas como um canal de grande potencial e uma mais-valia para as empresas. A partir desta investigação espera-se dar resposta às dificuldades identificas pelas empresas face à utilização das redes sociais enquanto plataforma de comunicação.


Trabalho final de Mestrado