Search button

marketing de cinema- a supply chain do sector cinematografico portugues

Aluno: Vasco AntÓnio Amaro Esteves


Resumo
O cinema português, apesar de aclamado e galardoado internacionalmente, tem uma expressão reduzida no mercado nacional. Para além de avaliar a sua qualidade estética, torna-se importante compreender as funções do marketing por detrás da produção e distribuição dos filmes, de modo a construir bases teóricas fundamentadas para os processos de criação cinematográfica. O objetivo desta investigação é compreender o funcionamento do sector cinematográfico português através da caraterização da sua supply chain, do processo de distribuição dos seus filmes em território nacional e da relação da distribuição com os restantes intervenientes da supply chain. Foi feito um estudo qualitativo com recurso a entrevistas semi-estruturadas junto de uma amostra não probabilística, criteriosa composta por profissionais da área (produtores, produtores-distribuidores e distribuidores) com actividade regular nos últimos 4 anos. Os resultados indicam que o regime de produção português é uma mistura entre o modelo de auteur e o modelo de high framework. Identificou-se os principais intervenientes na supply chain de um filme português: o realizador, o produtor, o ICA (e outras fontes de financiamento público), o distribuidor, os festivais e o exibidor. O fluxo de decisão na selecção do circuito de distribuição encontra-se circunscrito às possibilidades do sistema de janelas, sendo que a data de estreia (em festival ou sala de cinema) é a decisão mais preponderante. Verificou-se também que existe alguma confusão e pouco consenso na divisão das responsabilidades da campanha de marketing e da construção dos seus materiais, o que representa uma lacuna no funcionamento da relação entre distribuição e produção.


Trabalho final de Mestrado