Search button

plano de marketing- hotel palacio estoril golf & spa

Aluno: InÊs Bento Loureiro Barata


Resumo
Este projeto tem como principal objetivo o desenvolvimento de um Plano de Marketing, para o Hotel Estoril Palácio Golf & Spa, visando uma reformulação e inovação do produto oferecido e estratégias já utilizadas, podendo-se destacar como as duas problemáticas principais da atualidade a dificuldade em acompanhar os preços médios estabelecidos e existência de falhas ao nível da comunicação interna. A metodologia utilizada denomina-se como Action Research, pretendendo-se a elaboração de um trabalho de pesquisa referente aos fatores com ligação direta ao negócio que caracteriza este estabelecimento, bem como uma recolha de dados primários e secundários. De modo a obter a perceção dos clientes, foi aplicado um inquérito baseado no modelo SERVQUAL, adaptado à Indústria do Turismo e Hotelaria, de Salazar, Costa e Rita (2010). Foram, também, desenvolvidas entrevistas semi-estruturadas, de carácter informal, a alguns funcionários do hotel. Neste seguimento, foi possível identificar os principais pontos fortes e fracos desta empresa, bem como as áreas com maior necessidade de incidência. Um target elitista e uma aposta nos mercados emergentes estão subjacentes às ações de marketing-mix a desenvolver. A criação de novas ofertas traduz-se em packages com ligeiros aumentos no preço dos quartos, aliados à inclusão de serviços inovadores. A nível da comunicação interna salienta-se a implementação de práticas motivacionais e recreativas, assim como a criação de uma plataforma de intranet. Assim, o Plano de Marketing desenvolvido apresenta diversas ações e estratégias, que focam o contínuo crescimento e reforço da imagem de marca deste hotel, bem como uma melhoria dos resultados alcançados.


Trabalho final de Mestrado