Search button

Fatores críticos de sucesso e plano de marketing da plataforma de stopover da TAP em Porto Santo

Aluno: InÊs Lopes Gascon Migueis


Resumo
O transporte aéreo tem vindo a ser cada vez mais democratizado e acessível a um maior espetro de pessoas. A pressão turística em grande parte dos países europeus resulta numa inevitável pressão nos transportes, sobretudo no tráfego aéreo. Por esta razão, a concorrência entre companhias aéreas torna-se cada vez mais intensa, restando às empresas definir um posicionamento que não se foque exclusivamente no preço. No presente trabalho explora-se a TAP, companhia aérea de bandeira portuguesa, e o produto que a leva a demarcar-se do mercado e captar diferentes públicos ? o programa Portugal Stopover, criado em 2016. Através de um plano de Marketing, o objetivo deste estudo reside na identificação dos Fatores Críticos de Sucesso no desenvolvimento de Porto Santo como uma plataforma Stopover. Para alcançar este objetivo, o estudo baseou-se na estratégia de Action Research, utilizando fontes de dados primárias e secundárias. Dado o teor do trabalho, optou-se pelo método qualitativo e pela realização de entrevistas a pessoas ligadas à empresa em estudo e à região de Porto Santo, num estudo cross-sectional. Como principais conclusões do estudo retém-se o impacto positivo para a TAP, sobretudo ao nível do programa Portugal Stopover que contribui para o crescimento do programa e para a consolidação da marca TAP a nível internacional. Os Fatores Críticos de Sucesso relacionam-se sobretudo com a reputação da marca, a abrangência de rotas oferecidas pela TAP, a exclusividade e diferenciação do produto e a vasta rede de parceiros com a qual o programa Portugal Stopover conta.


Trabalho final de Mestrado