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Selecting Advertising Agencies - A Seleção de Agências de Publicidade em Portugal

Aluno: Alexandre Manuel Andrade Costeira


Resumo
Em Portugal, a APAN (Associação Portuguesa de Anunciantes) e a APAP (Associação Portuguesa das Empresas de Publicidade e Comunicação) sugerem-nos e subscrevem um guia de boas práticas, que nos diz que há que ter presente que os concursos são exercícios altamente dispendiosos e desgastantes, tanto para as agências como para os anunciantes e que a seleção e a retenção da agência certa, é fundamental para qualquer anunciante, dado o importante papel que estas desempenham na promoção da empresa e das suas marcas, tendo como objetivo último, a sua rentabilidade. O objetivo deste estudo exploratório prende-se com estudar o comportamento de compra industrial dos anunciantes de modo a conseguir obter uma maior compreensão sobre o processo de pitch e a seleção de agências de publicidade em Portugal. Com base numa abordagem qualitativa, estudaram-se as diferentes fases do processo de compra, quais os atores organizacionais envolvidos e qual o seu papel no processo. Subsequentemente, foram identificados quais os principais critérios utilizados pelos anunciantes na seleção de agências, os fatores que promovem a continuidade e as forças que levam à rutura das relações cliente-agência. As conclusões deste estudo reforçam a necessidade, de clientes e agências, de fomentar o ?fator humano?, incentivar a cooperação, colaboração e coordenação e procurar estabelecer relações de partilha.


Trabalho final de Mestrado