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Youtube e User Generated Content: A sua Influência nas Atitudes e Comportamentos em Portugal

Aluno: PatrÍcia Andreia De Sousa Ceia


Resumo
As mudanças que têm ocorrido no meio digital conduziram a alterações no comportamento dos consumidores. Uma delas trata-se do facto de se basearem em fontes de informação não controláveis pelos marketers, como o conteúdo criado e partilhado pelos utilizadores (UGC ? User Generated Content), como exemplifica o Youtube. Esta investigação pretende compreender a relação existente entre o valor deste conteúdo e a utilidade percebida pelos consumidores relativamente ao mesmo, assim como a influência que a utilidade e a credibilidade do UGC podem ter nas atitudes dos consumidores. Procura-se averiguar também qual a relação entre as atitudes e as intenções comportamentais dos portugueses. A investigação teve por base um estudo quantitativo e uma amostragem por conveniência, tendo sido obtidas 748 respostas ao questionário. Os resultados obtidos através de uma análise de dados multivariada indicam que o valor do UGC no Youtube tem um impacto positivo na utilidade percebida pelos consumidores. Adicionalmente, verifica-se que as atitudes dos consumidores se relacionam positivamente com a sua perceção de utilidade e credibilidade. Observa-se ainda que as atitudes dos consumidores afetam positivamente as suas intenções comportamentais perante o UGC. As conclusões deste estudo trazem um maior conhecimento sobre relações que não tinham sido estudadas e permitiram verificar a adequabilidade dessas. Compreender o comportamento dos consumidores é também essencial, por conseguinte, este estudo contribui com um maior conhecimento do fenómeno em Portugal. Os resultados permitem também verificar que o UGC é uma boa ferramenta para os marketers estabelecerem uma ligação emocional entre as marcas e os consumidores.


Trabalho final de Mestrado