Search button

Plano de Negócios para a Aplicação Móvel Turística Lisbon Heart

Aluno: Carolina Da Costa Pereira Correia Cardoso


Resumo
O tema definido para o presente trabalho final de mestrado tem como intuito desenvolver um plano de negócios para uma aplicação móvel turística para Lisboa que planeia roteiros de viagem automáticos, consoante as preferências, interesses e os dias de viagem do utilizador. A metodologia utilizada assentou numa estratégia de inquérito mediante questionários de rua com o objetivo de avaliar a opinião dos turistas, em Lisboa, face à existência de uma aplicação móvel que potencie roteiros de viagem automáticos e às suas funcionalidades. Concluiu-se que a maioria dos inquiridos acha bastante útil e iria sem dúvida utilizar, que dão maior importância aos serviços de localização, à possibilidade de reservas, a descontos/promoções, e à conexão ao Facebook para personalização dos roteiros, e que existe homogeneidade entre o sexo e a idade. Identificaram-se cinco concorrentes e classificou-se a atratividade global do setor como média. Foram estabelecidas estratégias de penetração no mercado mediante o modelo Freemium; posicionamento de liderança por diferenciação; inovação tecnológica constante da aplicação; angariação de clientes mediante press release, campanha Google Ads, otimização SEO, subcontratação de uma agência de comunicação de aplicações móveis, publicidade através das redes sociais Facebook e Instagram mediante publicações patrocinadas e questionário NPS; acordos publicitários com serviços de restauração e sites de reservas. A fonte de rendimento advém da venda de espaço publicitário/banners, seguida dos cliques associados a acordos e por fim a venda da versão premium. Prevê-se um resultado líquido positivo no primeiro ano e de 2022 para 2023 pressupõe-se um aumento do mesmo em dobro.


Trabalho final de Mestrado