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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR CEGO: A IMPORTÂNCIA DA ESCRITA BRAILLE EM PRODUTOS ALIMENTARES

Aluno: Sandra Isabel Charneca Ramos


Resumo
O consumidor cego enfrenta vários obstáculos no dia a dia, especialmente quando tem de ir a supermercados comprar produtos alimentares. Atualmente, poucos são os produtos alimentares com rótulos em braille com informações suficientes para que estes consumidores tenham alguma autonomia no momento da escolha e compra dos produtos. Este estudo procura compreender de que forma a escrita braille nas embalagens dos produtos alimentares influencia o comportamento de compra do consumidor cego e de que forma o consumidor responde à sua presença ou ausência. Pretende-se assim investigar se a existência de braille nos produtos alimentares potencia a busca de informação e se o consumidor cego considera importante o marketing que é feito aos produtos alimentares. O estudo empírico foi de natureza qualitativa, tendo sido realizadas entrevistas semi-estruturadas, testes de embalagem e observação de situações de compra. Os resultados obtidos revelam a importância dos rótulos em braille nas embalagens de produtos alimentares. As embalagens com rótulos em braille influenciam o comportamento do consumidor cego. Este, ao ter acesso a mais informação, tenderá a ter uma maior predisposição para procurar e experimentar novos produtos, tomando decisões de compra mais conscientes e fundamentadas. A sua vulnerabilidade no supermercado e em casa pode ser reduzida, levando a um aumento de autonomia. As conclusões enfatizam a importância de produtores, retalhistas e marketers estarem atentos às especificidades do consumidor cego, sendo a escrita braille fundamental para comunicar o produto a este consumidor e assim, influenciar seu o comportamento de compra.


Trabalho final de Mestrado