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Atitude face à marca do retalhista: Influência da percepção e características sócio-demográficas do consumidor

Aluno: Marco Alexandre Seabra Valada


Resumo
As grandes exigências de um mercado cada vez mais competitivo, têm levado as empresas de retalho a uma concorrência constante pela diferenciação através de estratégias de marcas próprias. Para alcançar esta diferenciação, é indispensável que os retalhistas entendam que factores poderão ter uma maior influência na compra das suas marcas próprias. Este estudo procura compreender de que modo a atitude dos consumidores face a marcas de retalhista é afectada não só pelas suas percepções quanto aos produtos da marca do retalhista, como também pelas características sócio-demográficas do consumidor. Recorremos a uma análise quantitativa de carácter descritivo, através de um inquérito por questionário a uma amostra não probabilística por conveniência, composta por 331 clientes do Pingo Doce com mais de 18 anos e compradores de produtos de marca Pingo Doce nos últimos 6 meses. Através da nossa pesquisa encontrámos evidências que apontam para uma atitude mais favorável face às marcas de retalhista por parte de consumidores do sexo feminino, com níveis baixos de rendimento e de instrução. Destacaram-se como tendo atitudes mais favoráveis os consumidores mais velhos e os consumidores mais novos, não tendo sido encontrada uma relação significativa entre a atitude e a dimensão do agregado familiar. Concluímos também que a qualidade dos produtos de marca de retalhista e a actual situação económica têm uma forte influência na atitude dos consumidores face a estes produtos, e que existe uma forte relação entre atitude, intenção de compra e compra.


Trabalho final de Mestrado