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Estudo Exploratório das Preferências dos Consumidores de Vinho do Porto em Portugal

Aluno: Mafalda Janete Ladeira Pires


Resumo
Este estudo centra-se no comportamento do consumidor de vinho do Porto em Portugal, com o intuito de perceber as suas preferências na escolha deste produto. O foco deste estudo é identificar quais os atributos mais valorizados pelo consumidor aquando da escolha deste vinho. A revisão de literatura efetuada tem como objetivo primário enquadrar o tema, permitindo estruturar o modelo conceptual e formular as questões de pesquisa e hipóteses. Optou-se pela realização de um questionário presencial, aplicado a consumidores, portugueses e estrangeiros, de vinho do Porto numa garrafeira situada na Baixa de Lisboa. De forma a alcançar o objetivo proposto, elaboraram-se combinações preferenciais na escolha de um vinho do Porto, com base em cinco atributos-chave, através da técnica Análise Conjunta. A avaliação que os inquiridos atribuíram às combinações, permitiu concluir que o atributo mais valorizado na escolha de um vinho do Porto é a idade, seguida do preço, recomendação, marca conhecida e tipo de vinho do Porto. Concluiu-se que um vinho do Porto mais velho tem mais utilidade do que um mais recente, que um preço baixo apresenta maior utilidade do que um preço mais elevado e que o tipo de vinho do Porto com mais utilidade são os especiais. Observou-se também que os consumidores preferem um vinho do Porto de marca conhecida ou que tenha sido recomendado. A identificação destes atributos é importante para o sector pois fornece indicações relevantes para a forma como os seus envolvidos devem abordar os seus consumidores, indo de encontro ao que estes mais valorizam.


Trabalho final de Mestrado