Search button

PERCEPÇÕES DE ACADÉMICOS E PROFISSIONAIS DE MARKETING ACERCA DO NEUROMARKETING

Aluno: Andreia Marisa Fonseca GonÇalves


Resumo
A necessidade de ultrapassar as limitações dos instrumentos tradicionais de pesquisa no estudo do comportamento do consumidor levou à emergência de um novo campo de pesquisa: o neuromarketing. O neuromarketing é a aplicação de técnicas de neurociência ao marketing. O futuro deste campo de estudo depende muito das percepções que os académicos e profissionais de marketing têm sobre ele. O objetivo deste estudo foi aferir as percepções de académicos e profissionais de marketing em Portugal sobre o neuromarketing. Foram desenvolvidas três questões de investigação: ?Quais as percepções de académicos e profissionais de marketing em Portugal em relação ao neuromarketing??; ?Que questões éticas mais preocupam académicos e profissionais de marketing em Portugal??; e ?Quais as perspectivas de académicos e profissionais de marketing sobre o futuro do neuromarketing??. Com o intuito de obter dados que permitissem responder a estas questões, realizaram-se entrevistas não presenciais a uma amostra de académicos e de profissionais de marketing em Portugal. As conclusões do estudo revelaram que os profissionais têm uma percepção ligeiramente mais positiva que os académicos de marketing. Quanto às questões éticas, as preocupações de ambos os grupos residiram principalmente nas questões ligadas aos consumidores. Sobre o futuro, tanto académicos como profissionais de marketing assumiram acreditar que existe o futuro para o neuromarketing, sendo que os profissionais mostraram-se mais empenhados em participar ativamente no mesmo. Atendendo ao estado de conhecimento atual da neurociência e do neuromarketing, algumas expectativas dos participantes parecem ser irrealistas. São apresentadas algumas sugestões para o desenvolvimento credível e ético do neuromarketing.


Trabalho final de Mestrado