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O PAPEL DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS NA JORNADA DE DECISÃO DOS CONSUMIDORES PORTUGUESES: OS INSTAGRAMMERS E A COMPRA DE PRODUTOS COSMÉTICOS

Aluno: Ana Margarida Da Silva Costa


Resumo
O presente estudo foca a emergência da importância dos influenciadores digitais no Instagram ? instagrammers. O crescente poder e influência destas personalidades, tem vindo a assumir um papel preponderante no comportamento de compra dos consumidores. Nesse sentido, o propósito do presente estudo consiste em explorar o papel de influência dos instagrammers na jornada de decisão dos consumidores portugueses, relativa a produtos cosméticos, aferindo se têm um papel de influência, determinando quais os fatores que explicam essa mesma influência, e averiguando em que fases da jornada de decisão do consumidor podem ter mais influência. A investigação foi conduzida com base no interpretativismo e recorrendo a um raciocínio abdutivo, sendo um estudo qualitativo de carácter exploratório, baseado em 15 entrevistas individuais, semiestruturadas, realizadas presencialmente a consumidores portugueses de cosméticos e utilizadores que veem conteúdos de instagrammers de beleza. Os resultados obtidos através de análise de conteúdo, e com o apoio do software MAXQDA, permitem concluir que os instagrammers têm de facto um papel influente na jornada de decisão dos consumidores portugueses de produtos de cosmética entrevistados. O valor do estudo reside na sua contribuição teórica para a área do comportamento do consumidor, permitindo uma compreensão mais profunda do efeito dos instagrammers na jornada de decisão dos consumidores, no contexto português e na indústria dos cosméticos. A nível prático e empresarial, visa elucidar e auxiliar as empresas e os profissionais nesta indústria no desenvolvimento de estratégias e campanhas para maior eficácia e eficiência junto dos seus públicos.


Trabalho final de Mestrado