Search button

Estudo Sobre a Imagem de Maputo

Aluno: InÊs Guimas Fernandes Campos


Resumo
A globalização tem vindo a aumentar a competitividade entre os lugares. A disputa para atrair investimentos, residentes e visitantes tem vindo a influenciar os destinos, países ou cidades a utilizarem estratégias de marketing para gerir as suas imagens. Para o desenvolvimento de uma estratégia de city branding de sucesso, torna-se imperativo, numa primeira fase, identificar o que torna o lugar único. A imagem do lugar não pode ser inventada, mas que deverá ser percebida através de uma estratégia global que tenha em conta todos os fatores que influenciam a marca da cidade. Deste modo, surge a necessidade de perceber qual a imagem atual da cidade de Maputo, de modo a facilitar a definição de uma estratégia de branding apropriada para criar e gerir a imagem da cidade. Neste estudo avalia-se como as dimensões da imagem influenciam a imagem global da cidade. A avaliação da imagem é feita não apenas pelos residentes como também pelos visitantes e pelos que tem informação sobre a cidade, apesar de nunca a terem visitado. Os resultados revelam as dimensões da imagem que contribuem de forma significativa para a imagem global da cidade de Maputo e que de forma geral a imagem de Maputo é vista como ligeiramente positiva.


Trabalho final de Mestrado