Search button

Plano de Marketing para o Restaurante "O Policia"

Aluno: Mafalda Nascimento Miranda Correia Jacinto


Resumo
Este trabalho de projecto tem como objectivo redefinir a estratégia do restaurante ?O Polícia? através da elaboração de um plano de marketing. ?O Polícia? actua no mercado há mais de cem anos, mas tem vindo a debater-se nos últimos três anos com uma quebra crescente dos lucros. Neste projecto foi utilizada como metodologia o action research, procurando-se desenvolver um trabalho de pesquisa em ligação estreita com as actividades do restaurante, e ao mesmo tempo efectuando a recolha de dados primários e secundários. Aos clientes do restaurante foi aplicado um inquérito de qualidade com base no modelo de SERVQUAL da Parasuraman, Zeithaml e Berry (1988). E foram procedidas entrevistas semi-estruturadas e de carácter informal aos trabalhadores da empresa. Regra geral, concluiu-se níveis de satisfação positivos por parte dos clientes. Este trabalho permitiu concluir que o IVA é um dos factores mais prejudiciais do restaurante em termos financeiros. Para além disso torna-se necessário apostar cada vez mais no segmento turístico. A estratégia formulada neste planeamento de marketing prevê uma actividade intensiva ao nível do mix promocional, nomeadamente dos media online, em que ?O Polícia? se pretende posicionar como um restaurante tradicional e de elevada qualidade, onde os sabores são centenários e originais. Por último, este planeamento de marketing vem demonstrar o potencial do sector de restauração, onde as actividades de marketing e comunicação muitas vezes se encontram ausentes, e são cada vez mais imprescindíveis.


Trabalho final de Mestrado