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Marketing Desportivo - Perfil dos Sócios de um Clube de Futebol Português

Aluno: JoÃo Ricardo Da Costa SÃo Pedro


Resumo
Este projecto visou identificar e analisar o perfil dos sócios do Sport Lisboa e Benfica a fim de delinear estratégias de CRM (Customer Relationship Management) que levam à diminuição da taxa de churn e respectiva recuperação de quotas, bem como aumento da retenção e fidelização dos sócios. Na mesma óptica também foram analisadas as campanhas de angariação para identificar perfis de sócios com mais propensão a aderir ao associativismo. A metodologia utilizada foi o estudo de caso único através do caso do Sport Lisboa e Benfica, através de uma abordagem exploratória. Os principais resultados permitem a segmentação de acordo com os seguintes critérios: idade, género e residência. Bem como perceber que se deve apostar nos valores da marca como forma de fortalecimento da imagem, encarando os sócios como um activo do clube e desta forma delinear estratégias de fidelização que combatam resultados desportivos menos positivos conseguindo assim efectuar uma gestão efectiva de CRM.


Trabalho final de Mestrado