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A INFLUÊNCIA DO ELECTRONIC WORD-OF-MOUTH (EWOM) NA INTENÇÃO DE FREQUENTAR RESTAURANTES POR PARTE DOS MILLENNIALS

Aluno: Ana LÚcia Pacheco Mendes


Resumo
As evoluções tecnológicas têm alterado de forma profunda o modo como as pessoas se comportam, relacionam e tomam decisões. O grupo geracional denominado por Millennials emerge neste contexto. Comparativamente com as gerações anteriores, além de maior proficiência tecnológica e digital, os Millennials atribuem maior confiança e preferem informação proveniente de outros consumidores. Esta informação, sobre a forma de comentários, experiências ou opiniões partilhadas através da Internet, designa-se por electronic Word-of-Mouth (eWOM). O eWOM exerce uma influência especial no processo de seleção de um restaurante. Refira-se que os Millennials frequentam restaurantes com maior frequência que as gerações anteriores. Por exemplo, plataformas e aplicações como o Zomato estão em crescimento e têm transformado o processo de seleção de um restaurante. Sem grande esforço, hoje os consumidores têm acesso a experiências anteriores de outros consumidores, podem efetuar comparações de preços ou procurar outras informações. Por estas razões e dadas as características destes consumidores, existem evidências que sugerem que também o seu processo de tomada de decisão será influenciado por estas novas fontes de informação. Neste sentido, esta investigação incide sobre os Millennials, procurando estudar os antecedentes da influência do eWOM na sua intenção de frequentar um restaurante. Com recurso a análise de dados descritiva e multivariada, verificou-se que eWOM sobre restaurantes influencia positivamente a intenção de os frequentar, quando os Millennials adotam esta informação nos seus processos de tomada de decisão. Conquanto, para tal, têm de percecionar a sua utilidade, ou seja, têm de percecionar a informação como tendo qualidade e sendo credível.


Trabalho final de Mestrado