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DETERMINANTES DA LEALDADE ÀS MARCAS DE SURF

Aluno: Tiago Miguel Faria Torres


Resumo
O surf é um desporto a que está associado um mercado muito competitivo e fortemente centrado em marcas. Como em muitos outros mercados, devido ao aumento da intensidade concorrencial é cada vez mais difícil para as empresas não só conseguir clientes, como retê-los a longo prazo. A aposta na imagem da marca surge na literatura como um importante factor de diferenciação das empresas, que pode levar a criação de lealdade dos consumidores. O presente estudo analisa assim esta temática, procurando investigar os determinantes da lealdade do consumidor às marcas de surf. Através de um estudo quantitativo e com base nos modelos desenvolvidos por Kim et al. (2001) e Nam et al. (2011) foi elaborado um questionário aplicado junto de consumidores de surf em Portugal. Numa amostra de 287 consumidores de surf estudou-se a influência da imagem da marca na lealdade, através das suas percepções, escolhas e opiniões pessoais. Apesar de existirem algumas diferenças entre consumidores surfistas e não surfistas, a imagem da marca revelou-se definitivamente um forte influenciador de lealdade neste mercado, não sendo, porém, o único.


Trabalho final de Mestrado