Aluno: Manuel Filipe Ferreira Marques Alves
Resumo
Este estudo analisa o impacto que as revisões online têm na decisão de compra de alojamento turístico. Pretende-se analisar a importância que esta forma de e-wom tem comparada com a importância de outros factores relevantes na escolha do alojamento. É igualmente comparado se clientes que reservaram alojamento por via online valorizam revisões online de forma diferente de clientes que reservaram por via offline. São, igualmente, comparadas as revisões online positivas e negativas relativamente à importância de cada uma.
Para atingir os objectivos deste estudo foi realizado um inquérito distribuído em redes sociais.
No contexto português, foi possível verificar que as revisões online não são o factor mais importante na escolha de alojamento, tendo as revisões online negativas um papel mais importante que as revisões positivas. Verificou-se, igualmente, que as estrelas atribuídas aos estabelecimentos hoteleiros são o factor menos importante na escolha, tendo mais relevância a classificação quantitativa dada por outros clientes.
Observou-se que clientes que compraram online e offline valorizam todos os factores em análise de igual forma.
Trabalho final de Mestrado