Search button

Plano de marketing para a empresa de remodelação e construção Select Build

Aluno: Rafaela Silva Ramos Alves


Resumo
O presente trabalho tem como principal objetivo a elaboração de um Plano de Marketing para a empresa de construção e remodelação Select Build. Fundada em 2019, a empresa oferece serviços completos de remodelação e construção de imóveis, desde a fase de elaboração do projeto até à concretização da obra. Apesar de recente, e ainda com pouca notoriedade no mercado, tem demonstrado um crescimento bastante favorável ao longo dos últimos três anos. Contudo, o setor em que atua é caracterizado por um elevado nível concorrencial, pelo que se torna imprescindível desenvolver estratégias que impulsionem a sua notoriedade e imagem, estabelecendo assim vantagens competitivas diferenciadoras. Para a realização do estudo foi utilizada uma metodologia descritivo-exploratória, com uma abordagem dedutiva. Foram, primeiramente, recolhidos dados secundários no âmbito da realização da análise externa. Seguidamente, foram recolhidos dados primários, quantitativos e qualitativos. Para uma melhor compreensão da situação atual da empresa e dos seus objetivos a médio e longo prazo, foram realizadas duas entrevistas presenciais, nomeadamente ao gerente e à coordenadora da equipa comercial. Foram ainda realizadas três entrevistas a clientes, via Zoom, com o objetivo de compreender as suas experiências e perceções face ao serviço que usufruíram da Select Build. Por último, foi realizado um questionário como forma de conhecer não só as expectativas de potenciais clientes face à qualidade dos serviços de arquitetura e construção, como também compreender os níveis de notoriedade e imagem atuais. Através das análises realizadas, foi possível definir estratégias e táticas de marketing sustentadas, de forma a desenvolver a notoriedade e imagem da marca, com foco na melhoria da qualidade do serviço percecionada pelo cliente.


Trabalho final de Mestrado