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Antecedentes e consequências da fadiga de redes sociais

Aluno: Rita Alexandra Loureiro Cativo


Resumo
Perante o aumento da utilização de redes sociais, é necessário estar ciente de que para além dos benefícios que se pode obter através destas, também existe um lado negativo que pode ter repercussões em quem as utiliza. Os utilizadores de redes sociais, perante um conjunto de fatores associados a estas plataformas e à sua utilização, podem sentir fadiga. Por sua vez, a fadiga de redes sociais pode ter consequências para esses mesmos utilizadores. Posto isto, através deste estudo pretende-se perceber quais os fatores que antecedem a fadiga de redes sociais e quais as consequências da mesma. Este estudo assenta numa metodologia quantitativa, conduzida através de um questionário divulgado com recurso à Internet. Resultante de uma amostragem não-probabilística por conveniência e bola de neve, foram obtidas 462 respostas, das quais 318 se consideraram válidas. Os resultados obtidos através de método de modelagem de equações estruturais de mínimos quadrados (PLS-SEM) evidenciam que no que toca ao comportamento dos utilizadores nas redes sociais, a comparação social é o único fator que influencia a fadiga de redes sociais. No entanto, esta fadiga também é impactada pela sobrecarga de informação, pela sobrecarga de comunicação e pela sobrecarga social. As relações entre os fatores referidos e a fadiga são positivas, pelo que a fadiga aumenta à medida que estes fatores também aumentam. Por sua vez, esta fadiga afeta a intenção de descontinuidade e o bem-estar dos utilizadores de redes sociais. Assim, o crescimento da fadiga de redes sociais tem como consequências o aumento da intenção de descontinuidade e a diminuição do bem-estar. A nível académico, o presente estudo permitiu obter mais conhecimento sobre os antecedentes e as consequências da fadiga de redes sociais, explorando relações que ainda não tinham sido estabelecidas ou que ainda não tinham sido analisadas em conjunto. A nível empresarial, permite que as estratégias utilizadas em redes sociais sejam repensadas e adaptadas consoante os fatores que aumentam a fadiga e possibilita uma análise do impacto das consequências da fadiga para as organizações.


Trabalho final de Mestrado