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As atitudes dos consumidores em relação aos anúncios in-stream

Aluno: Maria Helena Portela Vicente


Resumo
As transformações digitais, dos planos de operações das empresas e dos consumidores em si têm vindo a ser alvo de múltiplas investigações. A digitalização surge como um facilitador da experiência comercial, permitindo a existência de um canal aberto de comunicação entre marcas e pessoas. O presente estudo tem como pano de fundo os anúncios in-stream, quais as atitudes geradas no consumidor diretamente relacionadas com este tipo de anúncios e qual o valor que lhes é indexado. O consumidor tem um papel de destaque neste estudo, pelo que uma análise detalhada relativa às atitudes deste torna-se essencial. Com isto, traça-se como objetivo o delinear das relações entre o valor da publicidade e as atitudes geradas em relação ao anúncio e à própria marca anunciada. De modo a cumprir com os objetivos propostos, foi conduzido um estudo explanatório e adotado o método de inquérito por questionário, com 147 respostas válidas. Para a análise do questionário utilizou-se o método de modelagem de equações estruturais de mínimos quadrados (PLS_SEM). Os resultados confirmam a influência positiva do entretenimento e do carácter informativo e a influência negativa da irritação no valor da publicidade. A relação entre o apelo emocional e o valor da publicidade acaba por ser a única relação não confirmada no presente estudo. É importante apontar também que os resultados deste estudo confirmam a importância da atitude em relação à marca na intenção de compra do consumidor. A importância do estudo prende-se com o entendimento consolidado dos anúncios num âmbito que é considerado, pelos consumidores, como maioritariamente intrusivo. Por esta dimensão da publicidade digital se considerar atrativa, um estudo aprofundado servirá de ferramenta estratégica para as empresas que queiram tomar decisões informadas e rentáveis.


Trabalho final de Mestrado