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A Influência dos Elementos da Marca na Imagem e na Intenção de Compra

Aluno: InÊs Martins Ferreira Silva Dos Santos


Resumo
Nos dias que correm os consumidores são cada vez mais bombardeados com uma grande quantidade de informação. Uma marca precisa de ecoar na mente dos consumidores. É cada vez mais importante que os gestores em conjunto com os designers analisem estratégias para se destacarem e chamarem a atenção do consumidor. Uma das estratégias consideradas mais eficazes são os diferentes elementos de marca, tais como como Logótipos, Jingles, Slogans, Embalagens, Nome e as Personagens. Neste estudo, foram então investigados os principais elementos da marca considerando a sua influência na imagem da marca e na intenção de compra do consumidor. Para responder a esta questão foi realizado uma pesquisa explanatória, com recurso a realização de um questionário que recolheu a resposta de 238 inquiridos, para assim conseguir perceber como os elementos da marca influenciam a imagem da marca na mente do consumidor e como isso influencia a sua intenção de compra. Considerando os resultados, é possível verificar que existe uma influência significativamente positiva dos elementos na imagem de marca e na intenção de compra. Contudo, apenas quatro dos seis elementos analisados influenciam de facto a imagem da marca, os jingles e os slogans apesar de ajudarem a chamar a atenção do consumidor não são significativos para a imagem que o consumidor cria da marca. Desta forma, as marcas devem focar-se em criar elementos que representem a sua personalidade e missão e que consigam ir de acordo com a imagem que o consumidor tem de si para criar um sentimento de pertença e familiaridade para levar a que o consumidor finalize a sua intenção de compra.


Trabalho final de Mestrado