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Fatores que influenciam a descontinuação de aplicações gamificadas de aprendizagem de línguas

Aluno: Lara Bernardo Dos Santos


Resumo
Nos últimos anos, com maior incidência durante a pandemia por COVID-19, verificou-se um crescimento exponencial do número de utilizadores de aplicações gamificadas de aprendizagem de línguas. Verifica-se uma especial atenção aos fatores que incentivam a adoção dessas aplicações, mas não se tem atribuído a mesma importância à retenção desses utilizadores. Assim, a presente dissertação tem como intuito identificar quais os fatores que influenciam a descontinuação do seu uso. O presente estudo segue uma abordagem inicial qualitativa exploratória, com recurso a entrevistas semi-estruturadas a 15 ex-utilizadores de aplicações de aprendizagem de línguas gamificadas, seguindo-se uma abordagem quantitativa, através de um inquérito por questionário a 245 indivíduos. Os dados do inquérito foram analisados usando Modelagem de Equações Estruturais através de PLS-SEM. A partir do estudo qualitativo foram identificados diversos fatores, tendo sido os mais predominantes a falta de utilidade da aplicação e a falta de variedade de lições. O estudo quantitativo expande o nosso conhecimento testando os fatores que emergiram do estudo qualitativo e da revisão de literatura demonstrando que aqueles que contribuem para a descontinuação do uso de aplicações de aprendizagem de línguas são a falta de perceção de utilidade da aplicação e a falta de desafio e exigência das lições propostas. Este estudo proporcionou não só um nível de conhecimento teórico que não existia na literatura académica como oferece informações valiosas para empresas de desenvolvimento de aplicações de aprendizagem de línguas, possibilitando melhorias na experiência do utilizador, na retenção e na reputação da aplicação. Os próprios utilizadores podem aplicar as conclusões deste estudo na tomada de decisões mais informadas sobre quais as aplicações de aprendizagem de línguas usar e como otimizar as suas próprias experiências de aprendizagem.


Trabalho final de Mestrado