Search button

Consumidores como cocriadores: um estudo sobre customização de produtos

Aluno: InÊs Raquel Almeida Baptista


Resumo
A procura crescente por individualidade e customização no mercado tem levado os consumidores a tornarem-se cocriadores ativos, moldando os produtos conforme as suas preferências e necessidades. A presente investigação visa compreender as motivações e comportamentos dos consumidores em relação à customização de produtos, com ênfase em artigos de decoração de parede e vestuário. O foco é entender como a customização afeta as escolhas e a satisfação dos consumidores, identificando os momentos cruciais de decisão por produtos customizados, os perfis dos consumidores envolvidos e os tipos de customização que aplicam. Adicionalmente, explora como os fatores que impulsionam a customização diferem entre categorias de produtos e como estes influenciam o comportamento e satisfação do consumidor com o produto final adquirido. A investigação, de natureza exploratória, foi conduzida através de um estudo qualitativo, onde os dados foram recolhidos por meio de entrevistas a 13 indivíduos que já tinham experiência com a customização em pelo menos uma das categorias de produto em estudo. Para a análise dos dados, foi utilizado o software MaxQDA. Os resultados indicam que os padrões de customização diferem entre as categorias de produto, assim como os fatores que influenciam as suas decisões e os tipos de cliente que optam por customizar. Especificamente, indicaram que a customização de decoração de parede frequentemente envolve uma abordagem mais introspetiva e pré-concebida, enquanto a de vestuário é mais fluida e influenciada por fatores externos. Na decoração de parede, a customização é impulsionada por uma necessidade de expressão pessoal e um desejo de criar espaços que sejam reflexo dos seus gostos e valores. No vestuário, os consumidores podem ser motivados pela procura de unicidade e expressão própria, mas também por fatores situacionais, como ocasiões especiais. Este estudo enriquece a compreensão académica sobre a customização de produtos, analisando aspetos cruciais do comportamento do consumidor em categorias de produtos omnipresentes no quotidiano. Adicionalmente, proporciona insights valiosos para profissionais e empresas adaptarem suas estratégias às expectativas e preferências dos consumidores.


Trabalho final de Mestrado