Aluno: JoÃo Pedro Ferreira Pereira
Resumo
Este Trabalho Final de Mestrado tem como finalidade realizar um Plano de Marketing
para a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), com objetivo de contribuir para o
desenvolvimento da modalidade em Portugal. A Federação Portuguesa de Atletismo é a
entidade máxima da modalidade a nível nacional e tem o papel de promover, regular e
desenvolver a prática desportiva de atletismo no país. O atletismo é uma modalidade
caracterizada pela sua diversidade de práticas e é muito dependente do número de
praticantes. Este que por sua vez é influenciado pelos resultados de excelência dos atletas
de alto rendimento. Aspeto que por si só não é fácil de alcançar devido a uma atmosfera
altamente competitiva a nível mundial, na qual outros países possuem características ou
infraestruturas superiores às que existem em Portugal.
A conceção deste plano de marketing proporciona uma peça útil para a gestão da
federação no âmbito da criação de táticas de marketing para a Federação Portuguesa de
Atletismo. Os objetivos específicos do projeto procuram: 1) Analisar a situação atual da
Federação Portuguesa de Atletismo; 2) Determinar o dispositivo de segmentação, targeting
e posicionamento (STP) que a Federação Portuguesa de Atletismo deve assumir face aos
seus stakeholders; 3) Realizar um enquadramento estratégico da Federação Portuguesa de
Atletismo a 5 anos 4) Determinar objetivos e estratégias de Marketing para a Federação
Portuguesa de Atletismo para o ano de 2023; 5) Delinear táticas de Marketing-mix adequadas
aos objetivos definidos para esse ano.
O projeto caracteriza-se por um estudo descritivo e explanatório, recorrendo a uma
estratégia de investigação de case study para perceber a dinâmica existente na Federação
Portuguesa de Atletismo, quais as suas implicações para a modalidade e posteriormente
formular recomendações conforme os objetivos da federação. Assim, o projeto segue uma
abordagem qualitativa, na qual os dados foram recolhidos por entrevistas semiestruturadas a
membros da gestão da Federação Portuguesa de Atletismo e a praticantes desportivos da
modalidade. Desta forma foram identificados alguns desafios para a modalidade como a falta
de cultura desportiva, falta de financiamento privado e a dificuldade em atrair novos
praticantes e espetadores. No âmbito do planeamento desenvolvido são propostas várias
estratégias de marketing-mix que visam colmatar e ultrapassar este cenário.
Trabalho final de Mestrado