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Como dinamizar as vendas externas Sogenave

Aluno: Madalena Kibeti Fuma


Resumo
A previsão de vendas sob forma de avaliação do futuro, é parte integrante das decisões sobre o planeamento financeiro da empresa, investimento em ativos fixos, tempo de compra de materiais, necessidade de mão de obra, definição de níveis de produção e stock, determinação de metas de vendas. Não é possível atingir objetivos reais e precisos sem que a previsão esteja presente na gestão. O mercado tem sido cada vez mais dinâmico, a crescente procura por valores mais altos no nível de serviços, pressiona as organizações a usufruírem de maior flexibilidade e a direcionarem as suas atividades para a satisfação do consumidor, com a finalidade de melhorar a velocidade e a confiança da resposta, delineando os seus procedimentos e sistemas para esse objetivo. O objetivo do presente projeto consiste em aplicar diferentes métodos de previsão (Holt- Winters, ARMA, VAR) e de regressão para modelar e prever as vendas de uma empresa portuguesa. Em particular, são analisadas as séries relativas a vendas externas, vendas de marcas próprias e representadas da empresa Sogenave, com o objetivo de averiguar qual dos métodos de previsão e regressão apresenta melhor qualidade preditiva.


Trabalho final de Mestrado