Aluno: Madalena Kibeti Fuma
Resumo
A previsão de vendas sob forma de avaliação do futuro, é parte integrante das decisões sobre o
planeamento financeiro da empresa, investimento em ativos fixos, tempo de compra de
materiais, necessidade de mão de obra, definição de níveis de produção e stock, determinação
de metas de vendas. Não é possível atingir objetivos reais e precisos sem que a previsão esteja
presente na gestão.
O mercado tem sido cada vez mais dinâmico, a crescente procura por valores mais altos no
nível de serviços, pressiona as organizações a usufruírem de maior flexibilidade e a
direcionarem as suas atividades para a satisfação do consumidor, com a finalidade de melhorar
a velocidade e a confiança da resposta, delineando os seus procedimentos e sistemas para esse
objetivo.
O objetivo do presente projeto consiste em aplicar diferentes métodos de previsão (Holt-
Winters, ARMA, VAR) e de regressão para modelar e prever as vendas de uma empresa
portuguesa. Em particular, são analisadas as séries relativas a vendas externas, vendas de
marcas próprias e representadas da empresa Sogenave, com o objetivo de averiguar qual dos
métodos de previsão e regressão apresenta melhor qualidade preditiva.
Trabalho final de Mestrado