Aluno: Sara Margarida PaciÊncia Lopes
Resumo
Atualmente observa-se uma crescente procura por serviços cirúrgicos, sendo uma das suas principais causas o envelhecimento da população. Deste modo, torna-se importante que os gestores antecipem esta procura e desenvolvam ferramentas que permitam melhorar os níveis de eficiência destes serviços.
A atividade cirúrgica gera a maior parte do financiamento hospitalar, mas também constitui a maior parte dos seus custos. O Bloco Operatório (BO) consome parte significativa dos recursos financeiros da atividade hospitalar e da atividade cirúrgica em especial. Muitos estudos referem que na base do aumento dos custos hospitalares está a ineficiência da gestão das instituições de saúde. Torna-se assim fundamental o desenvolvimento de procedimentos adequados de planeamento cirúrgico.
O presente projeto foca-se numa abordagem prática ao planeamento de cirurgias. Pretende-se satisfazer a procura dos pacientes por procedimentos cirúrgicos, mas também melhorar a organização do BO e da atividade cirúrgica, respeitando os limites definidos pelos recursos.
Para o problema em estudo utilizam-se dados da empresa Luísa Magalhães Ramos - Cirurgia Plástica, Lda, uma clínica de cirurgia plástica onde o planeamento cirúrgico se efetua manualmente. Estão disponíveis quatro médicas para realizar cirurgias, sendo que na clínica se fazem 24 procedimentos cirúrgicos. Com base nos dados de 2022, prevê-se a procura mensal de cirurgias por procedimento em 2023. Posteriormente, desenvolvem-se modelos de Programação Linear Inteira cujo objetivo é maximizar o lucro. Estes modelos permitem identificar o serviço mensal de cada médica, tendo em conta o tempo máximo disponível que estas têm para trabalhar.
Os modelos são resolvidos recorrendo ao OpenSolver do Excel. Foram implementados em Visual Basic for Applications (VBA), permitindo que a solução seja de fácil obtenção e interpretação por todos os utilizadores.
Trabalho final de Mestrado