Aluno: GonÇalo Manuel ProenÇa MelÃo
Resumo
A evolução da tecnologia tem sido marcada por avanços notáveis ao longo dos anos, impulsionando mudanças profundas na sociedade e na forma como interagimos com o que nos rodeia. Desde as primeiras inovações até às mais recentes revoluções tecnológicas, a evolução da tecnologia influenciou a maneira como vivemos, comunicamos e trabalhamos. Por outro lado, o crime financeiro e nomeadamente o branqueamento de capitais foi potenciado pela mesma, representando um risco para o setor financeiro e para a sociedade como um todo.
Neste sentido, este trabalho explora uma tecnologia denominada RPA (“Robotic Process Automation”), que utiliza software de modo a automatizar tarefas repetitivas e baseadas em regras bem definidas, tendo a capacidade de interagir com sistemas digitais e permitindo melhorar significativamente a eficiência operacional. Os objetivos de realização deste trabalho são: i) fornecer um estudo acerca do RPA e das pesquisas e investigações realizadas sobre o tema; ii) descrever os principais procedimentos de diligência reforçada efetuados pelas instituições bancárias no momento de abertura de conta; iii) propor uma abordagem de implementação, em Uipath, de um RPA no processo de recolha de adverse media e screening de listas de sanções internacionais; iv) verificar o impacto da implementação nos processos; e, v) comparar a implementação efetuada com um caso de estudo aplicável na área.
De forma a cumprir os objetivos, este projeto apresenta uma análise bibliométrica acerca da tecnologia RPA, bem como estuda a possibilidade de desenvolvimento e implementação de um protótipo aplicado a dois subprocessos específicos na área de compliance bancário.
Este estudo conclui que, de facto, é possível desenvolver e implementar um RPA nos processos indicados, não obstante apresentar limitações devidamente indicadas e diretamente relacionadas com a automatização do processo em si.
Trabalho final de Mestrado