Aluno: Nuno Ricardo Dias GonÇalves
Resumo
O propósito do presente trabalho é estudar a relação entre a inflação e o crescimento económico, utilizando, para este efeito, o Índice de Preços do Consumidor (IPC) e o Índice de Produção Industrial (IPI), respetivamente, com dados mensais relativos aos últimos dez anos, disponíveis à data de início deste trabalho.
Inicialmente, foi desenvolvido um modelo com base na “hybrid” new Keynesian Phillips curve (HNKPC). No entanto, após a estimação do mesmo, verificou-se que este era incorretamente especificado, uma vez que apresentava autocorrelação.
Foram considerados dois novos modelos: o primeiro, com base na curva de Phillips tradicional (TPC); o segundo, na new Keynesian Phillips curve (NKPC). Em ambos os modelos foram utilizadas as primeiras diferenças do logaritmo das variáveis, assim como variáveis dummy mensais. Foram, ainda, realizados testes de especificação que mostraram que ambos os modelos são bem especificados.
Os dados foram tratados utilizando o Microsoft Excel 2016, e os modelos foram testados utilizando o software STATA.
Após a estimação dos modelos, foi possível obter algumas conclusões, como, por exemplo, quanto menos desfasados os valores da inflação, maior a influência no período atual; e, ainda, o IPI influencia negativamente o valor da inflação.
Trabalho final de Mestrado