Aluno: Mariana Ferreira Anacleto
Resumo
O século XXI é assinalado pelas constantes mudanças na sociedade nas mais diversas áreas da atividade humana. Uma das principais transformações sentidas está associada ao crescente volume de dados disponibilizados.
Nesta nova sociedade, denominada de Sociedade de Informação, a informação é vista como uma necessidade, mas também como um recurso para alcançar conhecimento.
Porém, o tratamento de grandes quantidades de dados nem sempre é decifrável. Torna-se assim necessário recorrer a mecanismos que permitam processar estes grandes conjuntos de dados de forma que sejam compreendidos e, por conseguinte, forneçam informação útil, nomeadamente para a implementação de estratégias que aumentem a eficácia das organizações no seu meio envolvente.
Circulando cada vez mais informação e de acesso cada vez mais fácil, de dia para dia as organizações nos mais diversos setores atuam num ambiente mais concorrencial e inovador – onde o setor da educação não é exceção. Torna-se assim essencial que as Instituições de Ensino Superior (IES) se munam de novas ferramentas e tecnologias que lhes permitam enfrentar os correntes desafios propostos com a nova realidade em que estão inseridas.
É neste sentido que o presente trabalho tem como principal objetivo, através de uma ferramenta de Business Intelligence (BI), caracterizar o Ensino Superior em Portugal nos últimos anos letivos. Assim, recorreu-se ao Microsoft Power BI para desenvolver dashboards que permitem alcançar os objetivos propostos e contribuem de forma positiva para a tomada de decisões das IES.
Desta forma, a metodologia CRISP-DM seguida permite desenvolver um relatório onde a informação disponibilizada se encontra percetível em painéis visualmente apelativos, de maneira a contribuir para o melhoramento das decisões dos diferentes Estabelecimentos de Ensino e, por conseguinte, beneficiar de vantagens competitivas perante os restantes e principais rivais.
Trabalho final de Mestrado