Aluno: Maria Beatriz Guerreiro Tormenta Santos
Resumo
O presente projeto surgiu no âmbito de um estágio na empresa Altice Portugal, no departamento Data and Business Analytics a laborar na área do Digital. O objetivo deste estudo é investigar e entender o comportamento dos utilizadores que subscrevem os canais de comunicação do site do SAPO, nomeadamente newsletters, notificações e alertas SMS.
O tema foi explorado em duas etapas. A primeira por intermédio de um estudo econométrico recorrendo ao modelo logit e suportado por uma base de dados composta pelos subscritores das newsletters. A segunda foi executada através da criação de um plano de amostragem, pelo método de amostragem estratificada, para analisar um inquérito relativo às notificações e alertas SMS. Devido à escassez de informações em relação aos subscritores destes mecanismos, este questionário foi feito aos utilizadores da base de dados das newsletters que possuem a subscrição da comunicação de marketing ativa.
As conclusões deste estudo passam principalmente pela necessidade de personalização dos conteúdos para as diferentes faixas etárias. Os interesses, por vezes, são comuns nas temáticas, mas é importante perceber os canais e a linguagem que melhor se adequam a cada intervalo de idades.
Ainda é importante reforçar que é necessário existir uma maior aposta nas camadas mais jovens. Contudo, há que ter em atenção aos segmentos etários de idade superior com vista a não perder o público habitual, que é a principal fonte de tráfego no portal.
Trabalho final de Mestrado