Search button

Sport Lisboa e Benfica - Análise do Perfil e Comportamento do Sócio

Aluno: Diogo Monge Valente


Resumo
Este trabalho tem como principal objetivo estudar o comportamento dos sócios do Sport Lisboa e Benfica e traçar os perfis encontrados, através de uma análise de grupos. O trabalho foi realizado através de um estágio na Direção Comercial e Marketing do Sport Lisboa e Benfica, mais concretamente no departamento de CRM. São usados dados de várias bases de dados do SLB, incluindo fontes não só do departamento de CRM, mas também de outros departamentos, como os departamentos de Sócios, Merchandising, Bilhética, entre outros. É descrita a forma como os dados foram obtidos, transformados e carregados para uma base de dados, construída no Power BI, de modo a conseguir-se aplicar um modelo capaz de analisar os padrões comportamentais dos sócios. Na descrição do tratamento de dados, são abordados os métodos para imputar missing values. Através do R Studio são explorados e testados os algoritmos de agrupamento, juntamente com as diferentes técnicas de agrupamento, tendo sido usado o agrupamento hierárquico. Finalmente, são utilizadas técnicas de visualização, com recurso ao R Studio e Power BI, para estudar o comportamento dos sócios de cada grupo, comparando-os, e destacando os traços que melhor definem os seus perfis. Com esta caracterização dos sócios por grupos é possível, por exemplo, executar campanhas de Marketing dirigidas.


Trabalho final de Mestrado