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AS MOTIVAÇÕES PARA A COMPRA ONLINE DE VESTUÁRIO - UM ESTUDO DE CASO

Aluno: Maria Madalena Teixeira Duarte De Sousa Novais


Resumo
O aparecimento e desenvolvimento da Internet, permitiu às empresas uma expansão do seu mercado. O vestuário apresenta-se como um setor desafiante no e-commerce. Torna-se necessário uma maior compreensão do comportamento do consumidor procurando conhecer as suas motivações e, desta forma, estabelecer uma relação próxima com o cliente. O presente Trabalho Final de Mestrado teve como objetivo estudar os comportamentos de compra de vestuário através do comércio eletrónico da população em estudo - alunos do ISEG de 1º ano do ano letivo 2021/2022 de mestrados do departamento de Matemática: Applied Econometrics and Forecasting, Data Analytics for Business, Mathematical Finance e Métodos Quantitativos para a Decisão Económica e Empresarial. Assim, é possível dar resposta à questão “Quais as motivações que levam estes alunos à compra online de vestuário?”. Para este efeito, através de uma amostragem estratificada com afixação proporcional, foi aplicado um questionário a uma amostra selecionada de 40 alunos. Os resultados obtidos apontam para a extrema relevância que o fator conveniência tem na decisão de compra de vestuário online, quer seja na possibilidade de realizar as compras sem restrição de horário, mas também na facilidade do processo. Foi, ainda, possível concluir que existem tendencialmente motivações diferentes de acordo com o sexo do aluno.


Trabalho final de Mestrado