Aluno: Mariana Da Costa Natividade Godinho SimÕes
Resumo
A crescente competitividade dos mercados impele as organizações no sentido de garantir, simultaneamente, a satisfação do cliente e a eficiência dos processos. Assim, torna-se imperativo estabelecer procedimentos rigorosos que permitam eliminar o desperdício de recursos. A filosofia de gestão lean constitui um relevante contributo para a realização deste objetivo.
O presente estudo visa contribuir para a melhoria da eficiência do processo produtivo de uma unidade industrial que se dedica ao fabrico de palhinhas para bebidas. Nesta unidade foi identificada, como fator de ineficiência, a ocorrência continuada de excesso de produção (overproduction) em algumas fases do processo produtivo. Tratando-se de uma empresa que dispõe de um catálogo de produtos bastante diversificado e de um sistema de produção make-to-order, esta situação traduz-se em consideráveis desperdícios de recursos materiais, humanos e financeiros.
Neste trabalho é apresentada uma heurística, programada em VBA, que, através de simulações, visa a otimização do fluxo de produto, tendo em conta as características da linha de produção, através do controlo da quantidade de produto intermédio. O modelo desenvolvido possui as características de um sistema pull, implementado com recurso à técnica kanban.
Os resultados cumprem o objetivo de ajustar a quantidade de produto intermédio às necessidades, garantindo que não sejam produzidas quantidades superiores à quantidade especificada numa qualquer ordem de produção.
Trabalho final de Mestrado