Aluno: JosÉ LuÍs Fernandes Gomes
Resumo
Num momento em que a concorrência e a evolução dos mercados são cada vez maiores, servir bem o cliente é cada vez mais importante. Assim, este trabalho baseia-se na aplicação de um modelo de gestão de stocks à Norparts, uma empresa do grupo Create Business.
A Norparts, bem como todo o grupo, está ligada ao ramo automóvel, mais especificamente à comercialização de peças automóveis. A empresa tem cerca de 65 colaboradores, distribuídos por três armazéns, nas mais variadas funções. Estes armazéns localizam-se em Lisboa, Porto e Braga.
Com o objetivo de aplicar um modelo de gestão de stocks, começou-se por estudar a análise ABC, já utilizada pela empresa, de modo a melhor adequar a metodologia ao trabalho desejado. Após esta tarefa, obtiveram-se resultados com um modelo de gestão de stocks estocástico e dados recolhidos ao longo do estágio realizado na empresa. O modelo foi aplicado não a todos os produtos comercializados pela empresa, mas apenas a alguns produtos específicos de acordo com os testes realizados acerca da distribuição da procura.
Determinou-se a quantidade a encomendar, o stock de segurança e o ponto de encomenda, valores necessários para a redução de custos de armazenamento, evitando produtos desnecessariamente armazenados.
Por fim, construiu-se uma ferramenta em Microsoft Excel, através do VBA. Esta ferramenta tem várias funcionalidades, entre elas o cálculo da quantidade a encomendar, do stock de segurança e do ponto de encomenda.
Trabalho final de Mestrado