Aluno: Mariana Isabel AgrochÃo Coelho
Resumo
Este Trabalho Final de Mestrado debruça-se sobre a problemática da baixa procura da rede de transportes públicos do concelho de Bragança, com o intuito específico de otimizar as suas rotas.
Com o envelhecimento da população do interior e o isolamento das suas aldeias, seria de esperar que uma rede de transportes públicos com uma boa cobertura, preços acessíveis e vários passes sociais se revelasse atrativa para a população do concelho de Bragança, em especial para reformados e estudantes. Assim, foram analisados artigos e estudos anteriores, tanto sobre a problemática dos transportes públicos em zonas rurais, como para o caso específico do concelho de Bragança, de forma a perceber as características da rede atual e as necessidades da população.
Para proceder à tentativa de otimização da rede foram estudadas algumas opções de algoritmos heurísticos e meta-heurísticos. Dadas as características dos diferentes algoritmos considerados e o esforço computacional que cada um exige, foi selecionada a meta-heurística Tabu Search, com inicialização por um algoritmo de tipo cluster-first route-second. Estes foram implementados em VBA, tendo por base um conjunto de paragens pré-estabelecido e a matriz das distâncias respetivas.
A título de comparação, e para avaliar a qualidade das soluções obtidas pelos métodos selecionados, foram ainda efetuados testes com auxílio da ferramenta Microsoft Excel VRP Spreadsheet Solver.
Trabalho final de Mestrado