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Dimensionamento e escalonamento de pessoal em "call centre"

Aluno: Joana Fonseca Alexandre


Resumo
Os problemas de escalonamento de pessoal têm sido abundantemente abordados ao longo do tempo, devido ao peso elevado dos custos com pessoal na estrutura de uma organização. O projeto em desenvolvimento assenta na resolução de um problema de escalonamento com aplicação num call centre na área da saúde e visa a minimização dos custos incorridos e a consideração das preferências dos colaboradores em termos de dias e turnos de trabalho. O problema consiste na alocação dos seus colaboradores aos turnos existentes, de forma a cobrir a procura (volume de chamadas recebidas), respeitando as normas de funcionamento da organização e a legislação laboral. Na resolução do problema, adaptaram-se dois modelos: um modelo de staffing e um de rostering. O primeiro pretende determinar o número de colaboradores necessários por turno e dia da semana de acordo com a variabilidade da procura. As soluções deste modelo representam os inputs para o segundo, onde se distribuem os colaboradores pelos diferentes turnos e dias de trabalho. Ambos são formalizados em programação linear inteira e resolvidos através de métodos exatos, com recurso ao OpenSolver. Os modelos são escritos por meio de macros em VBA. Os modelos foram testados através de instâncias de pequenas dimensões, com diferentes níveis de procura, número e distribuição de turnos. Perante os resultados obtidos foi possível concluir que a distribuição dos enfermeiros pelos turnos varia consoante o número de turnos diários e o nível de procura considerado, dependendo também do número mínimo de enfermeiros a respeitar em cada turno de trabalho.


Trabalho final de Mestrado