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Satisfação do colaborador nos setores da saúde e tecnológico

Aluno: Beatriz Ferreira Cacho


Resumo
Utilizando os modelos ordenados probit e logit estimou-se a probabilidade de três níveis de satisfação laboral com base em dados relativos a duas empresas (um hospital e uma empresa tecnológica). Deste modo, foram estimados três modelos. Um primeiro que incorpora as duas empresas e os outros dois para o hospital e para a empresa tecnológica. Embora o ponto de partida da análise empírica fosse o modelo global concluiu-se que, estatisticamente, seria pertinente avançar com regressões separadas por empresa. Nos três tipos de modelos os fatores que sumariam as questões de satisfação sobre assuntos em particular, revelaram-se estatisticamente significativos. No modelo global, apenas duas variáveis de escolaridade se revelaram significativas, manifestando impactos positivos no nível de satisfação mais elevado e negativos nos dois níveis de satisfação mais baixos. Da análise do modelo parcial do hospital concluiu-se que as idades mais jovens são estatisticamente significativas e apresentam impactos negativos no nível de satisfação mais elevado. Ao nível das funções, as variáveis Médicos e Técnicos de Saúde são estatisticamente significativas e o impacto de pertencer a uma destas funções em níveis de satisfação mais elevados é positivo. No que se refere às direções apenas a Direção Clínica é estatisticamente significativa e o impacto desta em níveis de satisfação mais elevados é negativo. Da análise do modelo parcial da empresa tecnológica é percetível que apenas as idades entre os 36 e os 45 anos e os 46 e os 55 anos são estatisticamente significativas apresentando impactos positivos no nível de satisfação mais elevado.


Trabalho final de Mestrado