Aluno: Soraia Cristina Alexandre Marques
Resumo
O presente trabalho de projeto tem como principal objetivo a estimação dos determinantes que explicam a probabilidade de uma mulher ser eleita para presidente de câmara de um município Português.
A participação da mulher em cargos de poder é um tema que tem sido alvo de alguma investigação, sendo esta ainda muito recente e escassa, especialmente para casos nacionais.
Tendo como variável dependente uma variável binária, que assume o valor um quando uma mulher é eleita como presidente de câmara, estimam-se modelos Logit, Probit, Cloglog e Firth-Logit, utilizando o software STATA, para medir o impacto das variáveis explicativas na probabilidade de se observar uma mulher como presidente de câmara em Portugal, referente às eleições autárquicas de 2017.
Através da estimação e análise levada a cabo, conclui-se que as varáveis que demonstram ser significativas para explicar a eleição de uma mulher como presidente de câmara nos municípios portugueses são a taxa de desemprego, o índice de envelhecimento e a taxa de analfabetismo. As duas primeiras variáveis influenciam positivamente a probabilidade de interesse, enquanto que a última tem uma influência negativa.
Trabalho final de Mestrado