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Caracterização dos consumidores do comércio de supermercado online

Aluno: Ana LuÍsa Ferreira Marote


Resumo
O objetivo deste projeto é analisar de que forma as características dos consumidores do comércio online podem influenciar o comércio tradicional no âmbito da atividade do Grupo da Jerónimo Martins. Com o intuito de caracterizar os consumidores do comércio online foram analisadas conclusões de outros estudos e recolhidos dados através da elaboração de um inquérito. Desta forma, exploraram-se possíveis razões para a compra ou não de produtos de supermercado online com o propósito futuro de encontrar uma estratégia adequada às comunidades locais. Após uma análise descritiva dos dados, é aplicada uma regressão logística que pretende, dadas certas caraterísticas de um indivíduo, prever qual a probabilidade do indivíduo comprar online. Os resultados mostram quais as caraterísticas pessoais relevantes para explicar a decisão de compra online do consumidor que permitem determinar a probabilidade de um indivíduo pertencer a um dos grupos. Também foram realizadas duas análises fatoriais exploratórias, uma para os tipos de produtos de supermercado comprados online, e outra para as razões para não comprar online. As categorias de produtos de alimentares ou produtos não alimentares são dois fatores latentes para explicar a seleção dos produtos comprados pelos consumidores. Por outro lado, os receios no processo de encomenda e os receios durante o processo de entrega são os fatores latentes encontrados para explicar as razões que levam os consumidores a não comprar online.


Trabalho final de Mestrado