Aluno: SimÃo Pedro Sousa Melo
Resumo
A EMEL é a entidade responsável pela implementação, gestão e operação do Sistema de Bicicletas Públicas Partilhadas (SBPP) de Lisboa. Os Sistemas de Bicicletas Partilhadas (SBP) oferecem um meio de transporte alternativo através da disponibilização de bicicletas distribuídas por estações que estão espalhadas pela área de ação do sistema. Este tipo de sistemas oferece uma opção de mobilidade ecológica e sustentável, contribuindo para a redução da poluição e tráfego automóvel.
A assimetria nos padrões de utilização dos SBP leva por vezes o sistema a ter estações sem qualquer bicicleta e, de forma oposta, estações completamente lotadas, impedindo os utilizadores de recolher ou devolver bicicletas respetivamente. Com efeito, de forma a possibilitar o equilíbrio do sistema é necessária uma operação de rebalanceamento de bicicletas entre as estações.
Neste trabalho estuda-se o problema de rebalanceamento estático para o SBP de Lisboa com o objetivo de gerar rotas para a operação de rebalanceamento, de forma a minimizar o custo total da mesma. Serão apresentados e analisados dados dos fluxos de viagens relativos a um determinado conjunto de estações do sistema. O problema é formulado numa rede composta por vértices representativos do depósito e das estações que têm uma procura associada, e arcos que representam as ligações entre os vértices com um custo associado.
São expostos e testados três métodos de obtenção de soluções para o problema, uma por meio de uma formulação matemática e duas através de heurísticas. Os resultados de testes computacionais com instâncias geradas para o efeito são apresentados e comentados.
Trabalho final de Mestrado