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Exploração do potencial de venda de cerveja do canal HORECA

Aluno: Joana Martins De Sousa


Resumo
Este trabalho final de mestrado tem como propósito a previsão de vendas dos não clientes através da informação extraída da Google e da base de dados interna da Super Bock Group. O objeto de estudo foi o canal HORECA e os distritos de Lisboa e Porto. Neste processo, foi também retirada o máximo de informação possível acerca dos clientes, como por exemplo a ocupação dos seus estabelecimentos, as características que influenciam as vendas e como se distribuem os pontos de venda e o respetivo volume nos dois distritos. Depois de uma limpeza e agregação dos dados dos clientes, seguiu-se para uma análise exploratória, onde se concluiu que os estabelecimentos mais comuns são os restaurantes e a hora de almoço a altura com maior ocupação. Em relação ao volume de vendas, cerca de 90% dos clientes apresentam valores abaixo dos 5 milhões de litros, havendo uma pequena quantidade entre os 5 e 28 milhões de litros. A análise de clusters serviu para identificar as áreas com maior volume de vendas e acrescentar valor à regressão, sendo que as zonas mais turísticas e históricas evidenciam um volume superior, associado a um grande padrão de consumo. A regressão linear permitiu identificar e interpretar features importantes relativas ao volume de vendas, alternativamente, o modelo GBR alcançou previsões com menor erro associado. Para os dois modelos foram apresentados os clientes com os maiores registos de vendas, através do top 20 de previsões de vendas.


Trabalho final de Mestrado