A próxima sessão do Ciclo de Cinema e Descolonização está marcada para 10 de maio, às 10h00, no Auditório 2 do ISEG (Edifício Quelhas, Piso 2), sendo dedicada à exibição do documentário Omi Nobu (Carlos Yuri Ceuninck, 2023, Cabo Verde, 64 min.). A obra recebeu em 2023 o Golden Standard no FESPACO – Festival Panafricano de Cinema e Televisão de Ouagadougou, Burkina Faso e, em 2024, uma Menção Honrosa na categoria de Melhor Documentário de Média Metragem, no Hot Docs Canadian International Documentary Festival.
A história passa-se na ilha de São Nicolau, em Cabo Verde, na Ribeira Funda. Os seus habitantes vivenciaram uma série de acontecimentos desastrosos, ao ponto de superstições assustadoras os levarem a fugir da aldeia para escapar às forças do mal. Todos abandonaram a aldeia para se estabelecerem na vizinha Estância de Brás. Todos, menos um: Quirino.
Após a projeção, será realizado um debate, com a participação de vários convidados.
As sessões do Ciclo de Cinema e Descolonização prolongar-se-ão até junho de 2025, com projeções mensais no Auditório 2 do ISEG e entrada livre. Esta iniciativa decorre paralelamente à exposição Desconstruir o Colonialismo, Descolonizar o Imaginário, patente no Museu Nacional de Etnologia até 2 de novembro.
Entrada livre, sujeita à capacidade da sala.
Coordenação: Jessica Falconi (CEsA/ISEG Research/ULisboa)
Curadoria: Isabel Noronha (CEsA/ISEG Research/ULisboa) e Camilo de Sousa
Consultoria científica: Isabel Castro Henriques (CEsA/ISEG Research/ULisboa), Joana Pereira Leite (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa) e Ana Mafalda Leite (CEsA/ISEG Research/ULisboa)
Colaboração: Luca Fazzini e João Moreira Silva
Apoio: CEsA/ISEG Research/ULisboa
Mais informações AQUI.
Para esclarecimentos adicionais, p.f. envie um e-mail para comunicacao@cesa.iseg.ulisboa.pt.