O duo pianístico "Goffredo Petrassi" nasce em Março deste ano e individua as suas raízes na grande escola pianística de Lya De Barberiis, uma tradição didático-artística que através Alfredo Casella, se pode reconduzir à escola francesa de Debussy, Ravel e Fauré. Os dois artistas conhecem-se em 2001 no âmbito dos cursos anuais de alto aperfeiçoamento pianístico orientados por Lya De Barberiis no conservatório de música "Benedetto Marcello" em Veneza. Desde então cada um segue o seu percurso de pianista solista e camerístico até que decidem de instituir o duo que, além de piano a 4 mãos, prevê programas com dois pianos e dois pianos e orquestra. A estreia acontece mesmo em Lisboa em Abril deste ano com um concerto realizado pela Associação Ginasio Opera no Palácio Foz e com sucesso de crítica e de público. Seguidamente o duo atua nos Castelos Romanos (Teatro Petrolini de Castel Gandolfo e Vila Tuscolana de Frascati) e na Sicília. Este concerto encerra uma tourneé que previu atuações em Itália, em Foligno no Auditorio "San Domenico" de Foligno, na Fundição "Libero Bizarri" em San Benedetto del Tronto e Fundição "Giovanni Pierluigi da Palestrina".
Duo pianístico "Goffredo Petrassi" | Programa
A. Dvorak Danças eslavas Op. 72
Molto vivace
Allegretto grazioso
Allegro
S. Rachmaninoff Das 6 peças Op. 11
Barcarola
Valzer
Slava
Intervalo
A. Casella Pagine di Guerra
Nel Belgio: sfilata di artiglieria pesante tedesca
In Francia:davanti alle rovine della cattedrale di Reims
In Russia: carica di cavalleria cosacca
In Alsazia: croci di legno
F. Busoni Canti Finlandesi
Andante
Andantino
G. Petrassi Siciliana e Marcia
N. Rubistein Tarantella
Daniela Ignazzitto, pianista
Nascida na cidade de Palermo, Itália, inicia os seus estudos musicais no Conservatório "V. Bellini" da sua cidade, onde se diploma em piano com classificação máxima cum laude e onde segue também o curso de composição. Depois de ter concluído o curso de piano, inicia o seu aperfeiçoamento musical frequentando cursos anuais (1997/98 em Osimo, Ancona e 2001/02 em Roma) e master classes organizados pela Associação Musical A.GI.MUS. de Foligno e no Conservatório de Música "B. Marcello" de Veneza com a pianista Lya De Barberiis. Em Setembro de 1999 é convidada, como professora de piano e acompanhadora no Conservatório Regional de Ponta Delgada, Açores, onde leciona durante dois anos. Atualmente é professora de piano na Escola de Música do Conservatório Nacional e na Academia Amadores de Música de Lisboa. Em Portugal continua o seu aperfeiçoamento musical frequentando o curso de licenciatura em piano na Escola Superior de Música de Lisboa, com o Professor Jorge Moyano em piano e com a Professora Olga Prats em música de câmara concluindo a sua licenciatura com 19 valores. Ao longo do seu aperfeiçoamento tem frequentado variadas master classes orientadas por pianistas como Aldo Ciccolini, Sequeira Costa, Dimitri Baskirov, Avidis Kouyoumdjian. A sua atividade artística inclui recitais a solo e de música de câmara, realizados para algumas importantes instituições musicais tais como Teatro Massimo e Amici della Musica de Palermo, Associazione Musicale Dino Ciani de Milão, Societá dei Concerti de Roma, Associazione Musicale Etnea de Catania, DRAC de São Miguel, Açores, Centro Cultural de Belem de Lisboa, Festival do Convento dos capuchos de Almada, Teatro de Vila Real, Raízes Ibéricas de Oeiras, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras. Dos instrumentistas com quem colaborou em Música de Câmara destacam-se músicos como Lya De Barberiis, Giovanni Sollima, Gabriela Canavilhas, Marcos Lázaro, Irene Lima, Viviana Caiolo, Nuno Silva, Catherine Strynckx, Luis Pacheco Cunha, João Paulo Santos. Desde 2001 tem realizado vários concertos a solo e de música de camara em direto para a RTP (Radio Televisão Portuguesa). Em 2005 apresenta-se a solo acompanhada pela orquestra sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa sob a direção do Mº Vasco Azevedo, interpretando o concerto nº 1 de J. Brahms, no Palácio Nacional da Ajuda e no Teatro Municipal São Luiz de Lisboa.
Massimiliano Negri, pianista
Nascido em Marino em 1977, é admitido no Conservatório "O. Respighi" de Latina onde acaba o curso em Julho 2001 com classificação máxima e louvor. Desde os anos do conservatório, participa em Festivais, manifestações académicas e concursos pianísticos, tendo obtido sempre ótimos resultados. Nos anos de 2000 e 2001, por ocasião do festival "Dvorak", é convidado pela Autoridade da Republica Checa a exibir-se em dois recitais a solo. Segue Cursos de Alto Aperfeiçoamento Pianístico e Masterclass com Lya De Barberiis, desde Novembro de 2001 até Maio 2004 em Roma, Foligno e Veneza, participando sempre nos concertos finais. Em Março de 2009 termina o Biénio de Especialização de segundo nível de Piano, licenciando-se com classificação máxima e louvor no Conservatório de Santa Cecília em Roma. Na mesma instituição frequenta ainda a Master classes em Piano com o Maestro Aldo Ciccolini. Fundou o Circulo Cultural "Lya De Barberiis", instituição que pretende dar apoio aos jovens talentos italianos e recordar o Maestro Goffredo Petrassi. Desde o início integra a direção artística do Circulo, organiza uma temporada de concertos, uma escola de Música e uma comissão de Honra composta por Rosetta Acerbi Petrassi, Fulvia Casella e cujo presidente é o deputado Gianni Letta. Desde Novembro de 2011 até Junho de 2012 frequenta um Curso de Alto aperfeiçoamento em Música de Câmara com Lya De Barberiis no Collegium Artis de Frascati (Roma), desenvolvendo neste âmbito, atividade de Pianista em duo com violino, viola de arco, violoncelo e clarinete. Atualmente frequenta o Biénio de especialista de segundo nível em Gestão de Empresa em Cultura e Espetáculo.