A 24 de Janeiro, o ISEG acolhe um Recital do Instituto Gregoriano de Lisboa, com sonatas de Johannes Brahms para viola e piano, bem como para violoncelo e piano
Como habitualmente, será o Auditório CGD o palco deste evento, com hora de início agendada para as 21h00.
A entrada é livre, contamos com a sua presença?
Programa
Sonata para violoncelo e piano em Mi m Op.38:
- I – Allegro non troppo
- II – Allegretto quasi Menuetto
- III – Allegro – Piú presto
Sonata para viola e piano em Mi b M Op.120 nº2
- I – Allegro amabile
- II – Allegro appassionato – Sostenuto
- III – Andante con moto – Allegro
A viola estará a cargo de Bárbara Pires, com César Gonçalves e Eurico Rosado a assumirem, respetivamente, o violoncelo e o piano.
Biografia – Bárbara Pires
Violetista portuguesa nascida em 1990, iniciou os seus estudos musicais aos 10 anos de idade no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, na classe do Professor Luís Norberto e Dírio Alves. Em 2011, terminou a Licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do Prof. Pedro Muñoz, concluindo, em 2014, o Mestrado em Ensino nesta mesma instituição.
Desde muito jovem que participou e foi seleccionada para várias Orquestras de Jovens como a Orquestra de Jovens Momentum Perpetuum, Orquestra Juvenil Latino-Americana, Orquestra Estágio Gulbenkian, entre outras. Realizou várias masterclasses com violetistas de renome mundial como Diemut Poppen, Tobby Hoffmann, Natasha Tchitch, Ana Bela Chaves, Gérard Caussé, Ryszard Wóycicki, Samuel Barsegian, David Lloyd e Jorge Alves.
Em música de câmara, trabalhou com os professores Pavel Gomziakov, Marialena Fernandes, Gary Hoffman, Irene Lima, Clélia Vital, Khachatour Amirkhanian, Paulo Pacheco, Alexandra Mendes, Gareguin Aroutiounian, Alexei Eremine, Paul Wakabayashi, entre outros.
Realizou vários recitais a solo e em música de câmara com a pianista Isa Antunes, em várias salas portuguesas, através do Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa (MPMP) e tocou a solo com a Orquestra do Norte e Orquestra Sinfónica da Escola Superior de Música de Lisboa.
É chefe de naipe da Orquestra d’ Almada, e colabora regularmente com a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Sinfonietta de Lisboa, Orquestra de Sintra e Orquestra de Câmara de Cascais Oeiras.
É membro da Camerata Atlântica, na qual realizou vários concertos em música de câmara e a solo em Portugal como no estrangeiro, em auditórios de prestígio como o Auditório da Fundação Gulbenkian. Com este grupo, tem estreado várias obras portuguesas e gravado CD’s para a editora Naxos. Já participou em vários concursos como júri na categoria de viola de arco em várias edições do “Concurso Vasco Barbosa”, e tem sido convidada para realizar masterclasses na Academia de Óbidos, Conservatório de Música de Santarém, entre outras.
Atualmente, é professora da classe de viola de arco da Escola Artística do Instituto Gregoriano de Lisboa e do Conservatório Regional Silva Marques.
Biografia – César Gonçalves
César Gonçalves iniciou o estudo do violoncelo aos 18 anos com Agostinho Henriques e Jaime Dias, fazendo um percurso ecléctico entre a música orquestral e vocal, o jazz e a música tradicional madeirense.
Em 2005, estudou violoncelo com Paulo Gaio Lima e música de câmara com Paul Wakabayashi, tendo concluído com os mesmos professores a Licenciatura em Música (2008) e o Curso de Mestrado em Performance (2009). Fez também uma Pós-Graduação em Ensino Vocacional da Música (2011). Em 2014, terminou o Mestrado em Ensino de Música (violoncelo) com Clélia Vital.
O seu percurso académico inclui masterclasses em Portugal e no estrangeiro com professores como Radu Aldulesco, Antonio Lysy, Pablo de Náveran, Eckart Schwarz-Schulz, entre outros, no violoncelo moderno, e Miguel Ivo Cruz e Diana Vinagre, no violoncelo barroco, que marcaram profundamente o seu crescimento artístico.
Num percurso profissional essencialmente como freelancer, integrou diversas orquestras e grupos de câmara nacionais e internacionais em diversos países do continente europeu e africano, trabalhando com diversos maestros e compositores, várias vezes em estreias mundiais das suas obras. Foi co-responsável pela criação da Orquestra Académica da Universidade de Lisboa (OAUL) coordenando-a desde a sua fundação em 2014, até 2017.
É membro co-fundador do Ensemble Carlos Seixas e Quarteto Prometheus, e professor no Instituto Gregoriano de Lisboa desde 2016.
Biografia – Eurico Rosado
Eurico Rosado iniciou os estudos de piano com a Professora Gilberta Paiva no Conservatório Nacional, onde concluiu o Curso Superior de Piano. Como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e da Secretaria de Estado da Cultura ,estudou com o pianista Aldo Ciccolini em Itália e Paris.
Mestre em Artes Musicais/Piano (UNL e ESML), trabalhou com Jorge Moyano e Miguel Henriques ao longo dessa etapa da sua vida académica. Tem desenvolvido atividade como pianista, apresentando-se em público, a solo e em música de câmara, nomeadamente com o pianista António Rosado e o violinista Aníbal Lima.
Como solista, tocou na Fundação Calouste Gulbenkian, CCB e Casa da Música; com a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa e a Orquestra Nacional do Porto, sob a direção de maestros como Marc Tardue e Lawrence Foster. Gravou para a BMG e para a Numérica obras de Vianna da Motta, Saint-Saëns e Debussy, entre outros.
Desde 1996, é professor de piano no Instituto Gregoriano de Lisboa.