Search button
Eventos Culturais

Encontros sobre O Valor da Arte

05 Dez 2023 from 17:30 to 19:00
Cinemateca Portuguesa

A Comissão Cultural do ISEG e a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL) promovem uma Mesa Redonda sobre O Valor da Arte, no dia 5 de dezembro, às 17h30, na Cinemateca Portuguesa (Livraria Linha de Sombra, 1º piso).

A iniciativa conta com a participação de:

  • Carla Caramujo, soprano
  • Rui Morais – OPART/ TNSC/ Cistermúsica  
  • José Carlos Pereira – Poeta, ensaísta, e professor da Faculdade de Belas-Artes
  • Filomena Ferreira – Assessora Presidência e membro Comissão Cultural do ISEG
  • Moderação: João Almeida, Diretor Antena 2

Segue-se a apresentação do livro M. Heidegger, H.-G. Gadamaer e Paul Ricoeur. Temas de Estética, de José Carlos Pereira, pelo filósofo Rui Lopo.


Biografias:

Carla Caramujo, Soprano

Carla Caramaujo é licenciada e mestre pela Guildhall School of Music and Drama de Londres e pelo Royal Conservatoire of Scotland. Venceu o Concurso Nacional de Canto Luísa Todi (Lisboa), o Musikförderpreis der Hans-Sachs-Loge (Nuremberga), o Dewar Award, o Chevron Excellence Award e o Ye Cronies Award (Reino Unido).

Da ópera barroca à produção contemporânea, destacam-se as suas interpretações como: Contessa di Folleville (Il viaggio a Reims), Gilda (Rigoletto), Donna Anna (Don Giovanni), Adele (O Morcego), Clorinda (La Cenerentola) e Lisette (La Rondine), no Teatro Nacional de São Carlos; Violetta (La traviata), no Festival de Sintra; Adina (L’elisir d’amore), no Teatro da Trindade; Nena (Lo frate ‘nnamorato de Pergolesi), Vespina (La Spinalba de F. A. de Almeida), no CCB e no Festival de Vigo, com Os Músicos do Tejo; Valetto (L’Incoronazione di Poppea), no Traverse Theatre de Edimburgo; Armida (Rinaldo), no Festival Theater de Edimburgo; Rainha da Noite (A flauta mágica), no Trinity Theatre de Kent; Fiordiligi (Così fan tutte), no Teatro Rivoli; Herz (Der Schauspieldirektor de Mozart), no CCB; Fada Azul (La bella dormente de Respighi), Controller (Flight, de J. Dove), em Glasgow; Salomé (O sonho, de P. Amaral), com a London Sinfonietta; Lady Sarashina, de P. Eötvös, no Teatro São Luiz; e Onheama, de J. G. Ripper, no Festival Terras Sem Sombra. Integrou o elenco de Un moto di gioia, Mozart Concert Arias, de Anne Teresa De Keersmaeker, com o Divino Sospiro e a Companhia Nacional de Bailado.

Como solista de concerto interpretou: Messias de Händel, Um Requiem Alemão de Brahms, Missa em Dó Menor, Missa da Coroação, Requiem e Vesperae solennes de confessore de Mozart, Sinfonia n.º 9 de Beethoven, Gloria de Poulenc, Paixão segundo São João de J. S. Bach, Elias de Mendelssohn, Carmina Burana de C. Orff, Stabat Mater de Haydn e de Pergolesi, Cap al meu silenci de S. Pueyo, Lua, canção de uma morte de Nuno Côrte-Real e Cinco poemas de Vinicius de Moraes de J. G. Ripper, em salas como Heidelberg Hall, Smetana Hall (Praga), The New Sage Gateshead Music Centre (Newcastle), Barbican Hall (Londres), Teatro Péon Contreras (Mérida, México), Grande Auditório Gulbenkian, SODRE (Montevideu), Usina del Arte (Buenos Aires), Teatro San Martin (Córdova, Argentina), Theatro da Paz (Belém), entre vários festivais nacionais e internacionais.

Rui David Fernandes Morais, OPART/ TNSC/ Cistermúsica

Frequência do curso de pós-graduação em Ciência Política e Relações Internacionais na Universidade Católica Portuguesa (2002-2003); Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa (2000); Frequência da licenciatura em Música (Saxofone) na Escola Superior de Música de Lisboa (1999-2000); Curso complementar de Saxofone da Escola de Música do Conservatório Nacional (1992).

Diretor para a Área Artística da ABA – Banda de Alcobaça Associação de Artes (desde 2019); Fundador e diretor executivo da Academia de Música de Alcobaça (2002-2019); Diretor-geral do Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça (desde 2001); Fundador e diretor-geral do Gravíssimo – Festival e Academia Internacional de Metais Graves (desde 2010); Diretor executivo do Concurso Internacional de Música de Câmara «Cidade de Alcobaça» (2010-2017); Consultor e programador cultural do Município de Alcobaça (2004-2018); Assessor jurídico no Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território (2004- 2005); Assessor jurídico no Ministério da Ciência e do Ensino Superior (2003-2004); Assessor jurídico na Câmara Municipal de Lisboa (2002-2003); Professor de Saxofone na Academia de Música de Santa Cecília, na Academia de Amadores de Música e Orfeão de Leiria (1990-1994).

Presidente da direção da ABA – Banda de Alcobaça Associação de Artes (desde 2000); Presidente da Associação Académica de Lisboa (1996-1998); Presidente da Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa (1994-1996); Fundador de várias organizações dedicadas à cultura e à música (Associação Orquestra do Tejo, Associação Orquestra Filarmónica Portuguesa) e representante em várias estruturas de cooperação cultural nacional e internacional, nomeadamente, pela «Artemrede – Teatro de Associados» e «EFA – European Festivals Association». Conferencista convidado em eventos culturais e autor de artigos na comunicação social

Filomena Ferreira, Assessora Presidência e membro Comissão Cultural do ISEG

Licenciada em Linguas e Lietraturas Modernas pela Universidade de Lisboa, Mestrado em Marketing pelo ISEG da Universidade de Lisboa.

Assessora da Presidência para as Relações Publicas e Internacionais no ISEG.

Desenvolvimento de parcerias institucionais, a nível nacional e sobretudo a nível internacional, como as Relações Bilaterais com Universidades e Instituições de outros países, essencialmente fora do espaço Europeu.

Provedora do Estudante. Membro da Comissão Cultural.

José Carlos Pereira, Poeta, ensaísta, e professor da Faculdade de Belas-Artes

Licenciado em filosofia, mestrado em teorias da arte e doutorado em estética. Poeta, ensaísta, e professor da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, lecciona unidades curriculares em todos os níveis de ensino. Publicou As Doutrinas Estéticas em Portugal: do Romantismo à Presença, O Valor da Arte, A Subjectividade nos Limites da Razão e Olhar e Ver: 10 obras para compreender a Arte.

É investigador integrado do CIEBA, investigador associado estrangeiro do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (Brasil), e membro do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira.